quinta-feira, 15 de maio de 2014

Assunto: ,

O que aconteceu - IV Mostra de Astronomia



Seguindo a proposta de promover o aprendizado de ciências, fazendo uso de metodologias de ensino inovadoras, o projeto Desvendando o Céu Austral, em parceria com o PIBID-física e o Espaço Ciência, promoveu nesta quarta feira (14-05), a IV Mostra de Astronomia, na UFRPE. 

 O evento contou coma  presença de alunos e professores das escolas CODAI-UFRPE, Cândido Duarte, Trajano de Mendonça, EREM Padre Machado,  Ginásio Pernambucano e Colégio Desafio. Além de incentivar os alunos no gosto pelo estudo do tema, a iniciativa teve o objetivo de preparar os estudantes para a participação na Olimpíada Brasileiras de Astronomia - OBA. 

Seguindo essa proposta, as atividades iniciaram com a apresentação da peça "o julgamento de Galileu", encenada por estudantes do curso de Física da UFRPE. Em seguida, aconteceram uma série de palestras, exposições explicativas e oficinas de telescópios.  



Estudantes que já gostavam de astronomia, destacaram o maior contato com este campo do conhecimento, promovido pelo evento.  "Já me interessava por astronomia, mas nunca tinha visto como se usa um telescópio e não conhecia algumas teorias. Essa experiência me deu novos conhecimentos", disse o alunos da Escola Cândido Duarte, José Igor, 14 anos.

 O evento serviu também para despertar o interesse dos alunos a respeito do tema. "Não conhecia muito e não tinha tanto interesse por astronomia antes. Achei as informações que vi aqui, como as informações sobre os cometas, muito impressionantes. Pretendo, agora, participar da Olimpíada de Astronomia",  afirmou Rafael Barauna, 15 anos, aluno do Colégio Desafio.  



A reação positiva dos alunos vem por conta da metodologia que busca a inovação. "A forma como o assunto foi explicado, com a peça, com maquetes e demonstrações, foi muito legal. Fica mais facil de aprender", disse a estudante Lizandra Vanessa, 15 anos, do Ginasio Pernmabucano. Essa metodologia segundo a professora, Sandra Barros, da Escola Cândido Duarte, é o que permite mostrar o lado bonito da física.



"Na maioria das vezes, o dia-a-dia da sala de aula não permite o trabalho de forma prática e inovadora. Esse trabalho é importante  para desenvolvermos interesse, pois nele percebemos o que a física tem a ver com cotidiano. É o lado bonito da física. Acho isso importantíssimo e sempre que possível procuro trazer meus alunos a iniciativas como esta", afirmou a professora. 



Algumas fotos do evento :

















Em breve estaremos atualizando nosso canal no Youtube  , segue uma prévia do que teremos pela frente.

Escrito por

O Programa 'Desvendando o Céu Austral' tem como missão principal a inclusão social, usando para isto estratégias de incentivar e despertar interesses em conhecer a história da ciência, em particular da astronomia, em Pernambuco.

0 comentários:

Postar um comentário

© 2013 iPRESS. All rights resevered. Designed by Templateism